VALENÇA, Manuel

Convento:
OFM - Fraternidade de Nossa Senhora dos Anjos, Porto
Nota biográfica:

Nasceu em São Vítor de Braga, a 10.4.1917, filho de Francisco José Valença e Silva e de Maria Aurora Calheiros Valença. Tomou o hábito a 7.9.1933 e professou solenemente a 7.10.1938. Ordenou-se sacerdote em 25.7.1940. Após a ordenação sacerdotal, foi colocado no Colégio de Montariol como professor de várias disciplinas do curso liceal, mormente como professor de música, a qual também praticou no Seminário da Luz, antes de partir para as Missões de Moçambique, a cuja capital chegou a 10.09.1958, onde permaneceu até 7.10.1974, data em que se deslocou para Pretória (África do Sul). Regressou definitivamente a Portugal a 21.4.1977, com residência no convento de Nª Sª dos Anjos do Porto. Na primeira fase da sua vida, em Portugal, foi director do “Almanaque de Santo António” e tirou o curso superior dos Conservatórios de Música do Porto e de Lisboa a partir de 1949. Publicou algumas peças de música e trabalhos históricos referentes à sua especialidade, nas revistas Colectânea de Estudos, Itinerarium, Elo (de Lourenço Marques, Moçambique) e Música Sacra (do Brasil). Encontrava-se em Moçambique, quando em 1969 a Universidade Witwatersrand de Joanesburgo (África do Sul) o convidou para leccionar música durante um mês. A 27.4.1979 obteve diploma de “Bachelor of Musicology” na Universidade da África do Sul. É organista e pianista de largos recursos. Fixado durante longos anos na Fraternidade do Porto, em Maio de 2008 passa a residir no Convento de Montariol. Mas em Junho de 2009 está de novo na Fraternidade do Porto. Ali publica, na Editorial Franciscana, a sua autobiografia, intitulada Esboço do passado e do presente. A 5.12.2012, o Município de Braga entrega-lhe, em cerimónia realizada no Cineteatro da cidade, a Medalha de Mérito Municipal, grau prata.

Bibliografia:
COTA, Cristina & FIGUEIREDO, Gonçalo, “Padre Manuel Valença, Musicólogo, Compositor e Organista”, in Actas do I Seminário Nacional “A música na Província Portuguesa da Ordem Franciscana”, Centro Cultural Franciscano, Lisboa, 10 Maio, Itinerarium, LX (2014), 629 - 653.