CRISPIM, António Marques

Organista
Vigário do coro
Província:
Província de Portugal (masculinos)
Nota biográfica:

Organista, compositor, mestre de coro
n. em Penafirme, paróquia de Nossa Senhora de A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a 23.1.1934, fº de António dos Santos Crispim e de Ludovina Ferreira Marques, t. h. a 14.8.1950 e pt a 15.8.1951; ps a 15.8.1955 e sac a 13.7.1958. Começou a vida sacerdotal por ser coadjutor das paróquias de Carnide e da Pontinha (Lisboa). De 1960 a 1962 foi prefeito e professor no Colégio de Montariol; de 1962 a 1966, professor de Religião e Moral na Escola Técnica e Liceu de Setúbal e ainda assistente espiritual do Corpo Nacional de Escutas, de Vicentinos, dos Jecistas do Liceu e duma Equipa de Casais de Nossa Senhora; no ano lectivo 1966-1967, professor de Moral na Escola Agrícola da Paiã (Loures), quando era de novo coadjutor de Carnide e Pontinha; de 5.11.1967 a 5.11.1972 é pároco de Nossa Senhora da Conceição de Faro, Superior da Fraternidade e professor de Moral no Colégio Algarve; de 12.11.1972 a 28.10.2001 regressa à terra natal para ajudar os pais, integrado na Fraternidade de Varatojo, como pároco de Ponte do Rol e de São Pedro da Cadeira (aqui só de 1977 a 1982) e ainda como professor na Escola Preparatória P. Francisco Soares de Torres Vedras. A sua actividade pastoral iniciou-se, ainda como estudante de Teologia, nos bairros periféricos do Seminário da Luz. Desde 2003 é capelão do Asilo de São José de Torres Vedras. Tem publicado muita poesia em jornais e revistas. Foi o 1º classificado na versão portuguesa da Canção Nacional da África do Sul “Sarie Morais” e obteve mais alguns prémios e menções honrosas em diversos jogos florais. Publicou em 2003 breves biografias em prosa e verso dos “Padres Torrienses do século XX”, intitulado À Sombra das Velhas Torres. A música tem sido uma das suas paixões. Além de tocar órgão e harmónio, escreveu muitas páginas musicais para órgão e piano, além de ter escrito e musicado hinos e cânticos, antífonas e responsórios. Ensaiou e dirigiu grupos de música folclórica e litúrgica.

Henrique Pinto Rema