1) A escolha dos campos de pesquisa
(em construção)

2) Critérios e convenções estabelecidos

* Lista de conventos e mosteiros

A lista de conventos e mosteiros franciscanos portugueses está organizada por ordem alfabética, sendo que “conventos” se refere às comunidades masculinas franciscanas e “mosteiros” às comunidades femininas franciscanas. Foi elaborada segundo os registos obtidos nos fundos documentais à data de exclaustração em 1834.
Os conventos/fraternidades franciscanas masculinas1 e os mosteiros/comunidades franciscanas femininas da actual Província Portuguesa da Ordem Franciscana figuram no final da listagem. Para sua identificação, foram identificados com a sigla do ramo franciscano a que pertencem. Por exemplo:

- OFM (Ordem dos Frades Menores):
Fraternidade de S. António, Convento do Varatojo, Torres Vedras

- OFMCAP (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos)
Fraternidade do Porto, Convento e Seminário Menor, Amial

- OFMCONV (Ordem dos Frades Menores Conventuais)
Convento de Santo António dos Olivais, Coimbra

- OSC (Ordem de Santa Clara)
Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, Estrela, Lisboa.

- Etc.

Estão incluídos os conventos das Províncias Portuguesas de Santo António e Imaculada Conceição à época do Brasil colonial.
Não se contemplam, para já, conventos e missões franciscanas no Brasil colonial, nem nas regiões ultramarinas com presença franciscana portuguesa, nomeadamente em África ou na Índia. Não se incluíram igualmente as casas de recolecção, nem os hospícios franciscanos portugueses.
Para um maior conhecimento do ano de fundação/extinção e respectiva província a que pertence cada cenóbio, aceda a http://musica-ofm-portugal.weebly.com/, na subsecção “Franciscanos em Portugal/Conventos e Mosteiros Portugueses”.

1 Estas fraternidades masculinas/femininas regulares não se devem confundir com as fraternidades seculares da Ordem Terceira Franciscana.

* Lista de arquivos e bibliotecas
A lista de “Arquivos” e de “Bibliotecas” está organizada por ordem alfabética, segundo a sigla RISM internacional.

* Lista de Siglas e Abreviaturas

N.ª - Nossa
S.ª - Senhora / Santa
S. - Santo / São

JUFRA - Juventude Franciscana Família Franciscana Portuguesa
OFM - Ordem dos Frades Menores (Observantes, conhecidos simplesmente por Franciscanos)
OFMCONV - Frades Menores Conventuais
OFMCAP - Frades Menores Capuchinhos
OSC - Ordem de Santa Clara
OIC - Ordem da Imaculada Conceição
TOR - Terceira Ordem Regular
OFS - Ordem Franciscana Secular

* Como citar a Database Music OFM Portugal?
Autor da entrada (Apelido, Nome), ANO, Database Music OFM Portugal [base de dados online]. Lisboa: Ordem dos Frades Menores - Província Portuguesa, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH/UNL - Universidade Nova de Lisboa. [Consulta em (data) ] Disponível em: (http://databasemusic-ofm.fcsh.unl.pt).